O golpe do falso leilão é uma forma de fraude que tem como objetivo roubar dinheiro de indivíduos e empresas, se passando por organizadores de leilões. Neste golpe, os criminosos anunciam leilões fictícios, geralmente de bens muito valiosos, como imóveis, carros, obras de arte, entre outros, e convidam as vítimas a participar.
Os criminosos criam um site falso e começam a se passar como os verdadeiros representantes de uma empresa de leilões já consagrada. A URL (endereço eletrônico) pode ser muito similar ao do site de outra instituição já existente, podendo muitas vezes se diferenciar apenas pelo domínio (.org, .com, .net, dentre outros). Uma vez no site, você encontra o seu carro de desejo e faz uma oferta por ele. Realizado o cadastro, entram em contato e enviam um link para acompanhar o falso leilão.
Após o seu lance (que normalmente é o único) os golpistas informam que você conseguiu o carro e já te encaminham para um “representante” da empresa. Então, chega em suas mãos a suposta “carta de arrematação”, na qual constam os dados para depósitos e transferências bancárias em nomes de pessoas físicas (laranjas). Convencido(a) de que está fazendo um bom negócio, você realiza o pagamento e envia o comprovante de pagamento.
Depois, informado(a) de que o veículo já está disponível para retirada, sua primeira atitude é ir até o local onde ele se encontra. Ao chegar lá, você descobre que foi enganado(a) e que todo o seu dinheiro foi para uma organização criminosa.
É importante estar atento e desconfiar de leilões que parecem ser boas demais para ser verdade, especialmente se for pedido para fornecer informações pessoais ou financeiras antes de qualquer verificação de crédito. Além disso, é importante não fornecer informações pessoais ou financeiras a desconhecidos, e verificar regularmente extratos de conta e cartões de crédito para detectar transações suspeitas. E não se esqueça: se você for vítima desse golpe, entre em contato com o seu advogado de confiança o quanto antes.
Equipe LCA Advogados