O golpe do falso empréstimo é uma forma de fraude que tem como objetivo roubar dinheiro de indivíduos e empresas, se passando por instituições financeiras ou empresas de empréstimo. Neste golpe, os criminosos entram em contato com as vítimas através de ligações telefônicas, e-mails ou mensagens de texto, oferecendo empréstimos com taxas de juros baixas e condições favoráveis.
Os criminosos anunciam falsos empréstimos através de sites, redes sociais, e-mails, WhatsApp e até mesmo por correspondência, passando-se por instituições de crédito com ofertas tentadoras e facilidade na aprovação. A vítima, ao tomar conhecimento da facilidade em solicitar o empréstimo, entra em contato com os criminosos para conseguir contratar o serviço. Em alguns casos, como forma de concretizar o “falso empréstimo”, os criminosos liberam inclusive uma margem de crédito maior do que a solicitada, garantindo, dessa forma, que a vítima firme o suposto contrato com eles.
Ocorre que, utilizando de diversos argumentos, os criminosos alegam a necessidade do pagamento de algumas taxas para que o valor seja liberado em conta. Algumas taxas muito citadas neste golpe são: taxa de liberação do dinheiro, taxa para aumento do score, taxa referente a seguro prestamista, taxa para pagamento do Selic, dentre outras. Após a vítima realizar o pagamento da primeira “taxa”, muitas vezes outros pagamentos são solicitados, e, até que a vítima se dê conta de que caiu em um golpe, o prejuízo financeiro pode ser enorme.
É importante estar atento e desconfiar de ofertas de empréstimos que parecem ser boas demais para ser verdade, especialmente se for pedido para fornecer informações pessoais ou financeiras antes de qualquer verificação de crédito. Além disso, é importante não fornecer informações pessoais ou financeiras a desconhecidos, e verificar regularmente extratos de conta e cartões de crédito para detectar transações suspeitas. Em caso de dúvida, é sempre recomendável entrar em contato com o banco ou a instituição financeira em questão para verificar a validade da oferta. E não se esqueça de entra em contato com o seu advogado de confiança.
Equipe LCA Advogados