VOCÊ SABE O QUE É TER PROBLEMAS COM FORNECEDORES?

beige, box, brown-16875.jpg

Compartilhe este post

        Antes de vender os nossos produtos, é claro que nós precisamos comprar nossa matéria-prima. E esse é um momento importante: qualquer variação ou imprevisto pode nos gerar problemas com as vendas e com o nosso lucro. Por esse motivo, nós da Lage Cardoso e Angelo Advogados elaboramos esse artigo para você empresário (a) que deseja abrir uma franquia. Antes de assinarmos a COF, é preciso ficar muito atento quanto aos fornecedores. Eles podem ser exclusivos, ou seja, a franqueadora irá determinar de quem você irá comprar, ou ficará em aberto a decisão de quem você comprará seus insumos.

         A primeira hipótese sempre será a mais perigosa. O porquê? Quando não podemos escolher o nosso fornecedor, ficamos sujeitos a ter que conviver com, por exemplo, pagar preços mais altos que o do mercado, ficar sem a sua matéria prima necessária por falta de estoque da empresa, serviços de péssima qualidade, falta de nota fiscal, dentre outras desvantagens. O overpricing, por exemplo, compromete todos os cálculos e compromete o lucro do dos franqueados, sendo que a margem de lucro prevista na COF muitas vezes não chega nem perto da margem de lucro real. Se essa diferença for discrepante, pode caber até a anulação do contrato, mas isso já é assunto nosso de outro artigo.

         A segunda hipótese, sob o ponto de vista de nossa equipe especializada da LCA Advogados, é a ideal. Ao buscar por empresas que permitam que você compre os seus insumos de onde desejar, um leque de opções muito maior será aberto. Se em algum momento estiver insatisfeito com a qualidade dos produtos, do serviço ou dos preços, você não será obrigado a insistir na mesma tecla e ficar tendo dor de cabeça por uma decisão ruim da franqueadora. Dessa maneira, seus lucros estarão muito mais seguros.

         Caso você ache uma oportunidade muito boa de se filiar a uma empresa, mas ela exige um fornecedor exclusivo, temos uma sugestão: entre em contato com os franqueados ativos ou desligados listados na COF e busque saber, dentre outras informações, sobre a disponibilidade, serviço e preços desse fornecedor. Se o buraco for mais embaixo do que você pensa, essa é uma boa hora de migrar para outra área. Para esse e mais conteúdos, siga a página e fique ligado nos artigos futuros.

 

Equipe LCA Advogados

Se inscreva em nossa Newslatter

Fique atualizado e por dentro de tudo que acontece no direito

Outras postagens

GOLPE DO FALSO LEILÃO: o golpe que pode tirar dezenas de milhares de reais de você

O golpe do falso leilão é uma forma de fraude que tem como objetivo roubar dinheiro de indivíduos e empresas, se passando por organizadores de leilões. Neste golpe, os criminosos anunciam leilões fictícios, geralmente de bens muito valiosos, como imóveis, carros, obras de arte, entre outros, e convidam as vítimas a participar. Os criminosos criam

handshake, agreement, trade-3100563.jpg
Direito Digital

GOLPE DO FALSO EMPRÉSTIMO: o golpe que já vitima milhares de brasileiros por dia

O golpe do falso empréstimo é uma forma de fraude que tem como objetivo roubar dinheiro de indivíduos e empresas, se passando por instituições financeiras ou empresas de empréstimo. Neste golpe, os criminosos entram em contato com as vítimas através de ligações telefônicas, e-mails ou mensagens de texto, oferecendo empréstimos com taxas de juros baixas

Scroll to Top
Rolar para cima