Talvez uma das partes mais importantes de um negócio é a imagem que aquela empresa tem e passa para os consumidores. Afinal, pode ser que você tenha um produto brilhante, mas nada disso adianta se ele não for vendido por conta da falta de visibilidade ou da má visibilidade da sua empresa. Pensando nisso, nós da Lage Cardoso e Angelo Advogados elaboramos esse artigo para você empresário(a) que deseja se filiar a uma franqueadora.
Hoje em dia, tudo (ou quase tudo) gira em torno do mundo digital. É a partir dele que grande parte dos clientes tem contato com os nossos serviços e produtos, ou seja, é preciso passar uma boa imagem para que sua atratividade seja maior. Se você cultiva em você o desejo de abrir uma franquia, uma das principais dicas que podemos dar a você é: pesquise antes sobre a identidade digital das suas empresas de interesse.
A primeira maneira de fazer isso é por meio do Google. Pesquise o nome da rede no google e veja, dentre outros:
– A posição dela em meio às outras na plataforma. Pode ser que ela não seja a primeira caso ela não realize tráfego pago, mas quanto mais em alta ela estiver, pode saber que maior é a visibilidade e a demanda por ela, e vice-versa;
– A avaliação dos usuários em relação a essa rede. A plataforma do Google é um bom termômetro para saber o grau de satisfação dos clientes com a empresa do seu interesse;
– Os dados do Google Analytics dela é uma boa coisa a se solicitar de uma franqueadora caso vocês de fato estejam querendo firmar um acordo. Se ela de fato estiver com uma boa perspectiva nessa plataforma, é bem mais fácil ela te fornecer estes dados.
A segunda maneira é por meio das redes sociais. Caso sua empresa de desejo tenha um bom engajamento nelas, pode esperar que o potencial de retorno é grande. O Facebook e o Instagram são as principais plataformas nesse ramo, ou seja, vale a pena checar o perfil ou os perfis dela nesses aplicativos. Mais do que apenas os seguidores, a interação do público também é muito importante nesse ramo, então fique atento(a).
A última, mas não menos importante, maneira que vamos citar aqui é com relação à plataforma “Reclame aqui”. Por meio de um sistema de “denúncias” e reclamações, esse site se tornou um espaço para o consumidor expressar seus sentimentos quanto à uma empresa e seus produtos. Logo, se houver poucas avaliações ruins, considera-se que o serviço dela não é visto com maus olhos pelos clientes e que ela é uma boa opção para você se franquear.
Montar um negócio sempre é um risco, mas com certeza esse risco é minimizado com um pouco de pesquisa e conhecimento. Para esse e mais conteúdos, siga a página e fique ligado nos artigos futuros.
Equipe LCA Advogados